Blog


MUNDIAL DE RUGBY

 

No dia 18 de setembro de 2015 aconteceu o primeiro jogo da Copa do Mundo de Rugby, entre Inglaterra e Fiji. Se é estranho para muita gente aqui no Brasil, mundo afora a coisa não é bem assim. É o terceiro evento esportivo mais visto no mundo – atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos de Verão.

Para quem ainda não está muito familiarizado com o esporte, aí vai uma dica: começar a conhecer vendo os jogos do Mundial vale a pena demais. As partidas terão transmissão da ESPN, o que facilita um pouco a vida dos fãs.

Além disso, a Copa será disputada no berço do esporte: a Inglaterra. Tal qual o futebol, os súditos da rainha criaram a modalidade, jogam bem, mas quem domina os campos pelo mundo não são eles. Menos mau para os ingleses que no esporte da bola oval são seus coirmãos neozelandeses que carregam a fama de maior seleção do mundo.

E falando nos poderosos e temidos All Blacks, aí vai outro toque: assistir a uma partida da Nova Zelândia é obrigatório. Mas tem de começar a ver antes da bola ser chutada, porque a Haka – dança maori característica da equipe – é uma das coisas mais bacanas do esporte mundial. Duvida? Então confere aqui: 



Só falta uma última coisa para deixar o Mundial de Rugby mais divertido ainda. Um bolão, né? Aqui no Extra Point Brasil tem e todos os fãs podem palpitar. E aqui fica uma última dica para os iniciantes na modalidade. Além de Nova Zelândia e Inglaterra, África do Sul, Irlanda, Austrália, País de Gales, França e Argentina são outras potências do esporte. Lembre-se disso na hora de palpitar.

Ah, e quando estiver vendo os jogos e ficar em dúvida sobre as regras, dá uma olhadinha nesse infográfico muito bacana do ESPN.com.br e aprenda um pouco mais desse esporte incrível: http://espn.uol.com.br/infografico/rugby/.  

Renato Piccinin é jornalista, torcedor do São Paulo, do San Antonio Spurs, do Indinapolis Colts, do Crusaders, do Roger Federer... e gosta de discutir sobre todos os esportes possíveis em uma mesa de bar com bons amigos.