HÓQUEI SOBRE GRAMA

HÓQUEI SOBRE GRAMA

Fonte: Wikipedia

O hóquei em campo (no Brasil também conhecido por hóquei sobre a grama) é umdesporto praticado por duas equipas de 11 jogadores . Um jogo divide-se em quatro partes de 15 minutos, com 15 minutos de intervalo ao meio-tempo, 2 minutos depois de 1º e 3º tempos, e disputa-se numa quadra com uma baliza em cada topo. O objectivo do jogo é tentar marcar o maior número de golos possíveis, conduzindo a bola por intermédio de um stick.

O jogo foi "criado" pelos ingleses em finais do século XIX (embora a tradição remonte a sua origem à Pérsia de há alguns milênios). Por isso o esporte logo se popularizou nas colônias britânicas, em meados do século XX, mesmo sendo proibido por interferir no treinamento dos arqueiros, responsáveis pela defesa nacional. De fato, Índia e Paquistão foram, até os anos 70 do século passado, as grandes potências do hóquei (no campo, para os portugueses; na grama, para os brasileiros). Mas hoje o esporte é popular nos cinco continentes e se considerarmos que ele é também esporte feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Países Baixos, Austrália, Argentina, China e Alemanha.

Uma partida de hóquei em campo consiste em 4 tempos de 15 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível. Os gols são marcados quando a bola, que só pode ser tocada com o lado plano do stick, atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).